Bezerra e Figueirinhas

Dá-lhe as boas vindas!

História

Apesar de terem dois códigos postais diversos os lugares da Bezerra e Figueirinhas contam a sua história em conjunto, tanto pela sua proximidade como pequenas dimensões. Infelizmente neste momento o lugar de Figueirinhas já não conta com nenhum habitante permanente.


O lugar da Bezerra é um pequeno e modesto lugar maravilhosamente inserido no Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros conta com tradições e uma história rica que a torna simbolicamente gigante.


Desde muito cedo que as suas terras com excelentes propriedades produtivas são trabalhadas e durante muitos anos também o seu subsolo foi usado na exploração de carvão que alimentava a central eléctrica de Porto de Mós. Foi por esta razão, das primeiras aldeias da região a ter energia elétrica. Pode-se encontrar facilmente vestígios desta atividade através de vários pontos de entrada (grutas) que os mineiros usavam para chegar até ao carvão.


O carvão extraído era transportado por um comboio, cuja linha serve hoje de ecopista, caminhada por milhares de pessoas todos os anos.

Pontos de Interesse